• Prof. Carlos Augusto Pereira dos Santos Possui Graduação em ESTUDOS SOCIAIS pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (1990), Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000) e Doutorado em História Do Norte e Nordeste do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2008). Atualmente é Professor da UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU - UVA. Leciona as disciplinas de Historiografia Brasileira e História do Brasil I e II. É tutor do Programa de Educação Tutorial - PET HISTÓRIA/UVA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: militancia comunista, ditadura, cotidiano, cultura e trabalhadores urbanos. conheça o grupo de pesquisa Cidade, Trabalho e Poder. Clique Aqui
Posted by Luis Carlos Lima... 1 comentários

Inaugurando a seção "Dica de Livro", selecionamos a obra abaixo destacada com o respectivo comentário de responsabilidade da Editora Annablume.

O que os netos dos vaqueiros me contaram: O domínio oligárquico no Vale do Paraíba

Manuel Domingos Neto
Formato: 16x23cm, 466 páginas
ISBN: 978-85-391-0043-9

Pelo que os netos dos vaqueiros me contaram, não é difícil concluir que tanto os coronéis como seus supostos opositores integraram a linha de frente da modernidade brasileira. A pobreza do sertanejo nordestino seria uma das faces desta modernidade. Neste sentido, o país não inovaria: a civilização moderna, produtora das comunidades conhecidas desde a segunda metade do século XIX como nacionais, acionou sofisticados recursos literários para encobrir as desigualdades perversas que lhes são inerentes. A responsabilização dos potentados locais pela pobreza do interior, à revelia da fragilidade empírica e das intenções de seus propositores, apenas encobre os efeitos deletérios da modernização e dilui a responsabilidade dos que ditaram os rumos do país. Às elites nacionais hegemônicas devem ser cobradas as conseqüências sociais da divisão espacial do trabalho geradora de grotões. Os potentados das áreas empobrecidas atuaram em desfavor de sua gente porque acompanharam as oligarquias brasileiras na promoção de uma modernidade que combinou desenvolvimento com desigualdades sociais e regionais.

Prof. Carlos Augusto Pereira dos Santos.

Categories:

1 Response

  1. Anônimo says:

    -> Quando é que vc vai divulgar o seus livros?!
    A propaganda é alma do negócio!

Postar um comentário

Subscribe to My Blog

Subscribe Here

Visitates online

Você é o visitante Nº.:

Visitantes de outros países

free counters