• Prof. Carlos Augusto Pereira dos Santos Possui Graduação em ESTUDOS SOCIAIS pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (1990), Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000) e Doutorado em História Do Norte e Nordeste do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2008). Atualmente é Professor da UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU - UVA. Leciona as disciplinas de Historiografia Brasileira e História do Brasil I e II. É tutor do Programa de Educação Tutorial - PET HISTÓRIA/UVA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: militancia comunista, ditadura, cotidiano, cultura e trabalhadores urbanos. conheça o grupo de pesquisa Cidade, Trabalho e Poder. Clique Aqui
Posted by Camocim Pote de Histórias 0 comentários

O Curso de História da UVA viveu ontem(14 de março) uma noite de gala com a abertura das comemorações do seu Jubileu de Ouro, no Teatro São João. Para recepcionar os alunos e convidados, a organização trouxe o cantor e violonista local Edu Asaf que brindou o público com uma seleção da melhor música popular brasileira.
Abrindo a solenidade, o Coordenador do Curso de História Prof. Agenor Soares e Silva Júnior destacou o trabalho de todos aqueles que colaboraram para construção e longevidade deste curso numa universidade do interior cearense.
Em seguida, o Prof. Dênis Melo, apresentou o palestrante da noite, o Prof. Durval Muniz de Albuquerque Júnior, Presidente da Associação Nacional de História (ANPUH), que discorreu brilhantemente sobre o tema: “História: a arte de inventar o passado”. Em sua fala, o Prof. da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ressaltou a importância do historiador em significar o passado, a partir das questões do presente, fazendo deste metier uma ferramenta de inserção social e política do historiador.
Segundo o Coordenador do Curso de História, professor Agenor Soares e Silva Júnior, as comemorações do ano jubilar continuarão com palestras, seminários, semana acadêmica do Curso e lançamentos de livros, que acontecerão a cada mês, ao longo do ano, e contribuirão para relembrar a trajetória do Curso e os seus avanços. “A data nos alegra e nos desperta a pensarmos sobre esse tempo e os que virão, sobre o que temos a melhorar na formação dos professores pesquisadores, e a trabalharmos em prol de uma produção historiográfica que evidencie ainda mais a importância do Curso no semiárido cearense”, disse o professor Agenor Soares.

O Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú obteve autorização para funcionamento por meio do Parecer nº 572/60, do Conselho Nacional de Educação, e pelo Decreto nº. 49.878, de 11 de janeiro de 1961. Seu reconhecimento como Curso de Licenciatura Plena se deu através do Parecer n° 324/71, do Conselho Federal de Educação, e pelo Decreto nº 68.855, de 02 de julho de 1971.

Fonte: Com informações do site: www.uvanet.br

Categories:

0 Responses

Postar um comentário

Subscribe to My Blog

Subscribe Here

Visitates online

Você é o visitante Nº.:

Visitantes de outros países

free counters