• Prof. Carlos Augusto Pereira dos Santos Possui Graduação em ESTUDOS SOCIAIS pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (1990), Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000) e Doutorado em História Do Norte e Nordeste do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2008). Atualmente é Professor da UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU - UVA. Leciona as disciplinas de Historiografia Brasileira e História do Brasil I e II. É tutor do Programa de Educação Tutorial - PET HISTÓRIA/UVA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: militancia comunista, ditadura, cotidiano, cultura e trabalhadores urbanos. conheça o grupo de pesquisa Cidade, Trabalho e Poder. Clique Aqui
Posted by Camocim Pote de Histórias 0 comentários


A Revista Historiar (periódico eletrônico semestral do Curso de História) chega ao seu quarto número tomando feições interessantes, espécie de transição para números mais amadurecidos em formas de dossiês temáticos. Neste sentido, os artigos deste número pouco variaram em relação às edições anteriores, indo de uma discussão mais teórica abordando o paradigma positivista em história às problemáticas do mundo do trabalho e da cultura negra.
Desta forma, o embate sobre o legado e o modo de se fazer história de matriz positivista pode ser verificado no texto de José D'Assunção Barros. As questões em torno do candomblé e suas referências culturais no Ceará estão presentes na abordagem de Luís Cláudio Cardoso Bandeira. O mundo do trabalho pode ser revisitado em duas vertentes, compreendendo o espaço da região do Vale do Acaraú entre os séculos XVIII e XX. Os negros no sertão da pecuária e os operários da Fábrica de Tecidos de Sobral são revisitados em alentadas análises dos historiadores do Curso de História da UVA, Raimundo Nonato Rodrigues de Sousa e Telma Bessa Sales, respectivamente. Telma Bessa Sales, aliás, inaugura uma nova seção na Revista Historiar brindando o Curso de História da UVA no seu Jubileu de Ouro, com uma entrevista com Alessandro Portelli, (foto) um dos maiores nomes da História Oral no mundo.

A todos, boa leitura!


Prof. Carlos Augusto Pereira dos Santos
Coordenador da Revista Historiar.
Sobral-CE, junho de 2011.

Categories:

0 Responses

Postar um comentário

Subscribe to My Blog

Subscribe Here

Visitates online

Você é o visitante Nº.:

Visitantes de outros países

free counters