• Prof. Carlos Augusto Pereira dos Santos Possui Graduação em ESTUDOS SOCIAIS pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (1990), Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000) e Doutorado em História Do Norte e Nordeste do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2008). Atualmente é Professor da UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU - UVA. Leciona as disciplinas de Historiografia Brasileira e História do Brasil I e II. É tutor do Programa de Educação Tutorial - PET HISTÓRIA/UVA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: militancia comunista, ditadura, cotidiano, cultura e trabalhadores urbanos. conheça o grupo de pesquisa Cidade, Trabalho e Poder. Clique Aqui
Posted by Camocim Pote de Histórias 0 comentários







A XI Semana de Letras e IX Semana de História, começou segunda-feira , 24, desenvolvendo o Tema: Língua, História, Literatura e Memória, pelos Professores Dimas Carvalho, do Curso de Letras e Maria Antônio Adrião, do Curso de História. Na abertura, foi feita uma homenagem ao Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo, grande historiador sobralense e primeiro Reitor da UVA, que na oportunidade lançou livro inédito intitulado "História da Literatua de Sobral". A semana prossegue até sexta-feira, com programação de mini-cursos, conferências e simpósio temáticos:

Mini-Cursos

· Possibilidades dos arquivos como fonte Histórica. (Vera Lúcia e Edilberto Florêncio)
· História da Família. (Josefa Nunes)
· Fontes para a História sobre a escravidão na zona norte do Ceará. (Raimundo Nonato)
· História Oral e Pesquisa. (Telma Bessa)
· História do tempo presente: Perspectivas e desafios. (Michele Ferreira Maia)
· "O menino e o historiador: o olhar, a palavra, a memória e o esquecimento em Infância de Graciliano Ramos." (Francisco Dênis Melo)
· Experiências Associativistas dos Trabalhadores no Brasil. (Carlos Augusto Pereira dos Santos)

Simpósios Temáticos

·  História e Literatura (Profa. Msa. Michele Ferreira Maia)
·  História e Memória (Profa. Dra. Telma Bessa)
·  Espaço, Imprensa, Cultura e Cidade (Prof. Ms. Francisco Dênis Melo)
·  Gênero (Profa. Dra. Chislene Carvalho dos Santos)
·  Política, Poder e Movimentos Sociais (Profa. Dra. Josefa Nunes e Gabriel Assis)
·  Mundos do Trabalho: culturas e experiências de trabalhadores urbanos e rurais (Profa. Msa. Viviane Prado Bezerra e Prof. Carlos Augusto Pereira dos Santos)
·  Patrimônio Cultural e Acervos Documentais (Porf. Ms. Alênio Carlos Noronha)
·  Ensino de História: os usos de linguagens em sala de aula (Profa. Msa. Maria Antônia V. Adrião e Prof. Ms. Gleison Monteiro)
·  Religião e Religiosidade (Prof. Dr. Agenor Soares e Silva Júnior)
· Escravidão e Pós-Abolicionismo (Prof. Ms. Raimundo Nonato R. de Sousa)


Na sexta-feira, 28, à tarde um Encontro com Ex-alunos do Curso de História da UVA será realizado no CCH sob a responsabilidade do Prof. Carlos Augusto. Ainda animam o evento, várias apresentações culturais, exposições e amostra de peças arqueológicas do Museu de Pacujá-CE. 

Categories:

0 Responses

Postar um comentário

Subscribe to My Blog

Subscribe Here

Visitates online

Você é o visitante Nº.:

Visitantes de outros países

free counters