• Prof. Carlos Augusto Pereira dos Santos Possui Graduação em ESTUDOS SOCIAIS pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (1990), Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000) e Doutorado em História Do Norte e Nordeste do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2008). Atualmente é Professor da UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU - UVA. Leciona as disciplinas de Historiografia Brasileira e História do Brasil I e II. É tutor do Programa de Educação Tutorial - PET HISTÓRIA/UVA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: militancia comunista, ditadura, cotidiano, cultura e trabalhadores urbanos. conheça o grupo de pesquisa Cidade, Trabalho e Poder. Clique Aqui
Posted by Camocim Pote de Histórias 0 comentários

Exemplo do Crato poderia ser copiado pelas autoridades e gestores educacionais para viabilizar o ensino da história local dos municípios. O blog repercute a notícia por considerá-la de extrema importância não somente para o conhecimento da história, mas, para o despertar da pesquisa histórica.

 

História do Crato será ensinada nas escolas


Clique para Ampliar
Na sala de aula, a aprovação da lei é vista com otimismo por parte dos alunos e professores. Avaliam que os novos conteúdos ampliaram o aprendizado

Crato. Entrará em vigor a partir do dia 8 de agosto de 2012 a lei sancionada neste Município que torna obrigatório o ensino da História do Crato para os alunos que cursam o Ensino Fundamental II nas escolas da rede pública de ensino. As escolas particulares poderão, facultativamente, adotar a nova disciplina conforme a programação pedagógica.
A medida proposta pelo vereador George Macário de Brito foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal.
A lei, que foi baseada nas correlações com a História do Cariri, será uma oportunidade para os cidadãos cratenses resgatarem valores, cultivarem a autoestima e reavivarem os sentimentos de amor e respeito à pátria. Também permitirá aprofundar conhecimentos, principalmente, sobre o povoamento da região e sobre personagens marcantes como o Padre Cícero Romão Batista, a heroína Bárbara de Alencar, entre outros nomes que contribuíram para o desenvolvimento do Município e da região do Cariri.
Para o autor da proposta, a cidade possui uma rica história que não pode ser negligenciada. George Macário diz que a lei busca a reparação de um equívoco, na medida em que a História local deixou de ser repassada às gerações ao longo dos anos. "Sempre senti um vazio sobre isto. Percebi que algumas coisas eu poderia ter aprendido na escola. Com o conhecimento histórico sobre a nossa cidade, as futuras gerações terão a oportunidade de valorizar sua terra", afirma o parlamentar.
Além de ensino da História do Crato, a lei também determina que, a cada primeiro dia letivo do mês, os alunos deverão assistir ao hasteamento das bandeiras do Município do Crato, do Estado do Ceará e da República Federativa do Brasil e executarem os respectivos hinos, preferencialmente de forma cantada. Todas as instituições escolares irão receber o material didático que será produzido pela Prefeitura. O conteúdo da matéria será organizado por historiadores em parceria com profissionais da Educação, universidades e secretarias municipais de Cultura e Educação. Porém, a aplicação da totalidade do assunto abordado deverá ser desenvolvida no período de quatro anos, que equivale ao transcurso do 6º ao 9º anos, cursados por alunos com idades entre 12 e 15 anos.
Os professores irão participar de capacitações para aprofundar e aperfeiçoar os conhecimentos sobre a temática antes da Lei entrar em vigor. Os educadores afirmam que, apesar do conteúdo de História transmitido aos alunos do Ensino Fundamental II já ser muito amplo, é necessário que os estudantes conheçam a História local. Eles planejam repassar a matéria de forma dinâmica e atrativa.
Mais informações

Câmara Municipal do Crato Rua Senador Pompeu, 468
Centro - Região do Crato
Telefone: (88) 3523.2749


Yaçanã Neponucena
Repórter
Fonte e foto: www.dioariodonordeste.com.br

Categories:

0 Responses

Postar um comentário

Subscribe to My Blog

Subscribe Here

Visitates online

Você é o visitante Nº.:

Visitantes de outros países

free counters