• Prof. Carlos Augusto Pereira dos Santos Possui Graduação em ESTUDOS SOCIAIS pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (1990), Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000) e Doutorado em História Do Norte e Nordeste do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2008). Atualmente é Professor da UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU - UVA. Leciona as disciplinas de Historiografia Brasileira e História do Brasil I e II. É tutor do Programa de Educação Tutorial - PET HISTÓRIA/UVA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: militancia comunista, ditadura, cotidiano, cultura e trabalhadores urbanos. conheça o grupo de pesquisa Cidade, Trabalho e Poder. Clique Aqui
Posted by Camocim Pote de Histórias 2 comentários

João Batista Teófilo.
Com o título "Discursos da abertura: a imprensa no Ceará e o processo de abertura política. Jornais Correio da Semana e O Povo (1974-1985), nosso ex-aluno e Secretário da Direção do CCH, João Batista Teófilo Silva, obteve o primeiro lugar na seleção de mestrado  do Programa de Estudos e Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Área de Concentração História Social; Linha de Pesquisa Cultura e Representação.
Segundo sua proposição, a pesquisa a ser desenvolvida por João Teófilo "busca problematizar a atuação da imprensa cearense, através dos jornais Correio da Semana e O Povo, durante o processo de abertura política brasileira, iniciado em 1974, quando da posse do Presidente General Ernesto Geisel, e o final da Ditadura Civil-Militar, em 1985. Constitui-se, portanto, um recorte temporal de 11 anos, marcado por este processo de distensão “lenta, segura e gradual”, que cotidianamente esteve estampado nas páginas da imprensa cearense. Esses jornais, enquanto expressões de interesses sociais, são permeados por posicionamentos políticos e projetos específicos, e não se mantiveram alheios à conjuntura política de então, elaborando discursos para dar sentido às transformações.
João é mais um dos nossos alunos que conseguem se destacar nos mestrados  e doutorados do país, hoje com representação na UFF, UFU, UFC, UFPE, UFES, UFGD, UECE, dentre outras.

Categories:

2 Responses

  1. Anônimo says:

    Muito bom, parabéns João!

    Manuel

  2. Valeu, Prof. Carlos!

Postar um comentário

Subscribe to My Blog

Subscribe Here

Visitates online

Você é o visitante Nº.:

Visitantes de outros países

free counters