• Prof. Carlos Augusto Pereira dos Santos Possui Graduação em ESTUDOS SOCIAIS pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (1990), Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000) e Doutorado em História Do Norte e Nordeste do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2008). Atualmente é Professor da UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU - UVA. Leciona as disciplinas de Historiografia Brasileira e História do Brasil I e II. É tutor do Programa de Educação Tutorial - PET HISTÓRIA/UVA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: militancia comunista, ditadura, cotidiano, cultura e trabalhadores urbanos. conheça o grupo de pesquisa Cidade, Trabalho e Poder. Clique Aqui
Posted by Camocim Pote de Histórias 0 comentários

Sertão, República e Nação

Para os fãs do grande clássico da historiografia brasileira escrtio por Euclides da Cunha - "Os Sertões" e estudiosos do tema, o blog sugere a leitura de mais um livro sobre a temática. Confiram:

Sertão, República e Nação

1a. edição, 2010

Dawid Danilo Bartelt

Edusp






Sinopse

Ao longo do tempo, as diferentes interpretações sobre o movimento de Canudos têm sofrido mudanças radicais, e tanto a demonização quanto a sacralização minaram a possibilidade de discutir questões como interesses de poder, formas de dominação ou exercício da violência. Para Bartelt, Canudos foi mais um acontecimento discursivo que um acontecimento militar.

Neste estudo, procura entender o fenômeno na interseção de quatro campos: o sertão como interior ou hinterland nacional; a comunidade de Canudos como normalidade do sertão; a república como o campo das lutas decisivas pelo poder; e a nação que se sentiu obrigada pelo movimento de Canudos a reformular sua relação com o sertão. Canudos como evento discursivo foi um acontecimento de mídia, portanto, a imprensa da época foi o centro de sua análise, especialmente os jornais do Rio de Janeiro e de Salvador, além de outros em Pernambuco e São Paulo.

Categories:

0 Responses

Postar um comentário

Subscribe to My Blog

Subscribe Here

Visitates online

Você é o visitante Nº.:

Visitantes de outros países

free counters