• Prof. Carlos Augusto Pereira dos Santos Possui Graduação em ESTUDOS SOCIAIS pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (1990), Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000) e Doutorado em História Do Norte e Nordeste do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2008). Atualmente é Professor da UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU - UVA. Leciona as disciplinas de Historiografia Brasileira e História do Brasil I e II. É tutor do Programa de Educação Tutorial - PET HISTÓRIA/UVA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: militancia comunista, ditadura, cotidiano, cultura e trabalhadores urbanos. conheça o grupo de pesquisa Cidade, Trabalho e Poder. Clique Aqui
Posted by Camocim Pote de Histórias 0 comentários


A data é emblemática! A postagem idem, ao completarmos a centésima vez em que usamos este canal para nos comunicarmos com alunos e internautas do mundo inteiro. Mas, o que significa a comemoração da data? Quem convidaremos para "comer" conosco no banquete de Clio? Todos àqueles que direta ou indiretamente fazem ou fizeram parte desta caminhada de meio século, nessa façanha que é manter um curso de história numa estrutura universitária no semiárido nordestino. Como sujeitos comprometidos com a história é importante frisarmos que infelizmente nem tudo é comemoração, posto que dificuldades, carências, incompreensões povoam não somente o cotidiano dessa estrutura, mas , do próprio futuro da profissão de historiador na eterna peleja de sua regulamentação.
Contudo, é dessa conjuntura adversa que também emerge a nossa força! Nascemos junto com a ideia de dotar Sobral da possibilidade de se implantar o ensino superior no distante ano de 1961. De lá para cá acompanhamos as mudanças que fizeram daquela pequena fundação municipal se transformar em Universidade. Hoje, apesar de um corpo docente efetivo restrito, da falta de condições satisfátórias para desenvolvermos melhor o ensino, a pesquisa e a extensão, conseguimos colocar através de nossos alunos e professores o nome do Curso de História e da Universidade Estadual Vale do Acaraú mais longe no cenário acadêmico brasileiro. Desta forma, nestes 50 anos de história, nos orgulhamos de termos alunos cursando mestrado e doutorado em várias IES do país, de produzirmos a Revista Historiar para divulgar as pesquisas acadêmicas de nossos professores e de outros pesquisadores nacionais.
Outra importante conquista foi a criação do NEDHIS - Núcleo de Estudos e Documentação Histórica com um rico e diverso acervo da história da região desde o século XVIII, que será uma referência no Estado proximamente com a construção de um laboratório de restauro documental, já assegurado pela direção da UVA.
Atuando principalmente na formação docente para o mercado de trabalho, o Curso de História, no ano de 2010 ganhou dois instrumentos que irão atuar na melhoria dessa formação do corpo discente: a criação do LEAH - Laboratório de Ensino de História e do PET/História UVA, selecionado em Edital do MEC entre os vinte melhores projetos do Brasil.
Todos, portanto, estão sendo convidados para a abertura das comemorações do Jubileu de Ouro do Curso de História da UVA no dia 14 de março pela manhã no CCH para uma confraternização entre professores, alunos, funcionários que passaram pelo curso nesses 50 anos. Temos como convidado especial o Presidente da ANPUH Nacional, Prof. Durval Muniz de Albuquerque que nos brindará com uma conversa à noite no Teatro São João. Esperamos contar com vossas presenças.

Categories:

0 Responses

Postar um comentário

Subscribe to My Blog

Subscribe Here

Visitates online

Você é o visitante Nº.:

Visitantes de outros países

free counters