• Prof. Carlos Augusto Pereira dos Santos Possui Graduação em ESTUDOS SOCIAIS pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (1990), Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000) e Doutorado em História Do Norte e Nordeste do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2008). Atualmente é Professor da UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU - UVA. Leciona as disciplinas de Historiografia Brasileira e História do Brasil I e II. É tutor do Programa de Educação Tutorial - PET HISTÓRIA/UVA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: militancia comunista, ditadura, cotidiano, cultura e trabalhadores urbanos. conheça o grupo de pesquisa Cidade, Trabalho e Poder. Clique Aqui
Posted by Camocim Pote de Histórias 0 comentários

O BLOG reproduz matéria do Diário do Nordeste mostrando o intercãmbio entre o Brasil e países africanos, no que diz respeito à capaciação de professores para o ensino básico. Mais do que um curso, a iniciativa, acreditamos, é uma forma de compensarmos a grande dívida que teos com o continente africano pelo séculos de espoliação de sua mão-de-obra em forma de escravidão.

Publicado em 19 de julho de 2011



Clique para Ampliar

Aula inaugural: 160 educadores de Cabo Verde e Guiné Bissau estão sendo capacitados para o ensino básico
LIANA SAMPAIO

Estudo terá duração de 30 dias, durante os quais os professores assistirão a aulas e conhecerão equipamentos culturais

Para 160 professores da educação básica de Cabo Verde e Guiné Bissau, o desejo de ensinar se manifestou através da vontade de aprender. Na manhã de ontem, os docentes assistiram à aula inaugural do Programa Linguagem das Letras e dos Números, do Governo Federal, através do qual passarão por uma capacitação que visa ao aprimoramento do ensino básico de Português e Matemática nos dois países.

Mais do que o aprendizado de conhecimento técnico, o professor cabo verdinho Gil Vaz enxerga no curso a possibilidade de uma troca enriquecedora de experiências em campos que não se restringem ao conteúdo dado em salas de aula.

Outro aluno do curso, o professor de Matemática. Antônio Luis, de Cabo Verde, diz ter ingressado no programa por conta da recomendação de conterrâneos que já passaram pelo Programa Linguagem das Letras e dos Números.

Conforme o coordenador do programa e assessor do Ministério da Ciência e Tecnologia, Hélio Barros, o curso terá duração de 30 dias, durante os quais os professores deverão, além de assistir a aulas, visitar lugares onde aprenderão mais sobre a cultura brasileira. "Eles irão, por exemplo, para a Unifor (Universidade de Fortaleza), para verem as exposições de arte", ilustra o coordenador.

Este já é o quarto ano do programa. O fato de o curso se concentrar no ensino básico de Português e Matemática, ressalta, dá-se pela importância, para os residentes dos dois países, de ter domínio sobre a língua portuguesa e de saber utilizar de forma adequada operações matemáticas. "Isso é a base", diz.

Fonte: Diário do Nordeste, 19/07/2011.

Categories:

0 Responses

Postar um comentário

Subscribe to My Blog

Subscribe Here

Visitates online

Você é o visitante Nº.:

Visitantes de outros países

free counters