• Prof. Carlos Augusto Pereira dos Santos Possui Graduação em ESTUDOS SOCIAIS pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (1990), Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000) e Doutorado em História Do Norte e Nordeste do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2008). Atualmente é Professor da UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU - UVA. Leciona as disciplinas de Historiografia Brasileira e História do Brasil I e II. É tutor do Programa de Educação Tutorial - PET HISTÓRIA/UVA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: militancia comunista, ditadura, cotidiano, cultura e trabalhadores urbanos. conheça o grupo de pesquisa Cidade, Trabalho e Poder. Clique Aqui
Posted by Camocim Pote de Histórias 0 comentários

Curso de História da UVA realiza seminário sobre arquivo e patrimônio


A palestra de abertura foi feita pelo professor doutor Márcio Porto. Foto - Hudson Costa



“A importância de um arquivo público: gestão e projetos” foi o tema de abertura do II Seminário PET História UVA – Arquivo e Patrimônio, na tarde de quarta-feira 30, às 14h, no auditório da Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral. O evento prossegue até o dia 01 de junho, no auditório Milton Santos, no Centro de Ciências Humanas (CCH), da Universidade Estadual Vale do Acaraú, no campus Junco.

A palestra de abertura foi feita pelo professor doutor Márcio Porto, diretor do Arquivo Público do Ceará (APEC), com participação de alunos e professores do Curso de História. Na oportunidade, foram destacadas questões ligadas às dificuldades estruturais de manutenção e funcionamento do Arquivo Público, centradas na falta de instalações físicas adequadas e de mão de obra especializada.

O professor Márcio Porto lamentou o fato do Arquivo Público do Ceará chegar aos 80 anos de fundação com problemas de manutenção e carência de recursos financeiros e de pessoal. Ele destacou que para criar uma cultura de preservação da memória da sociedade é preciso investimentos.

O professor Márcio Porto falou também sobre a importância da Lei 12.527/11 que garante o acesso à informação, em vigor desde o dia 16 de maio deste ano. Através desta Lei qualquer cidadão pode solicitar informações aos órgãos públicos e privados subsidiados pelo poder público, inclusive os documentos dos órgãos de repressão do período da ditadura militar.

Programação

A programação do dia 30 teve continuidade no CCH, campus Junco, a partir das 19h, com apresentação cultural. Na etapa seguinte, às 20h, no Auditório Milton Santos, houve a palestra “Sistema de Documentação e Arquivos, Políticas Públicas Arquivísticas e acesso á informação”, ministrada pelo professor Márcio Porto.

Para quinta-feira 31, às19h30h, está programada mesa redonda com o tema “Gestão de acervos, arquivos e política patrimonial na Zona Noroeste do Estado do Ceará”, com participação dos professores Carlos Augusto Santos, Dênis Melo, Raimundo Nonato Souza, Alênio Carlos Noronha Alencar, Regina Celi Fonseca Raick (UVA), Thiago Tavares (INTA).

A palestra de encerramento do evento, na noite de sexta-feira, 01 de junho, será com a professora Regina Celi Fonseca Raick que abordará a temática “Público x Privado: Os dilemas da preservação patrimonial”.

Serviço

O Seminário é uma iniciativa do Curso de História da UVA, através do Programa de Educação Tutorial (PET). Tem na coordenação o professor Carlos Augusto Santos.  Mais informações sobre a programação: www.pethistoriauva.blogspot.com.br

Categories:

0 Responses

Postar um comentário

Subscribe to My Blog

Subscribe Here

Visitates online

Você é o visitante Nº.:

Visitantes de outros países

free counters