• Prof. Carlos Augusto Pereira dos Santos Possui Graduação em ESTUDOS SOCIAIS pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (1990), Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000) e Doutorado em História Do Norte e Nordeste do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2008). Atualmente é Professor da UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU - UVA. Leciona as disciplinas de Historiografia Brasileira e História do Brasil I e II. É tutor do Programa de Educação Tutorial - PET HISTÓRIA/UVA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: militancia comunista, ditadura, cotidiano, cultura e trabalhadores urbanos. conheça o grupo de pesquisa Cidade, Trabalho e Poder. Clique Aqui
Posted by Carlos Santos 0 comentários


Recebi convite para o lançamento e repasso para todos os leitores, a dica de mais um livro que contribui para a historiografia cearense, da Profa. Dra. Berenice Abreu.


JANGADEIROS: UMA CORAJOSA JORNADA EM BUSCA DE DIREITOS NO ESTADO NOVO

Em 1941, em pleno Estado Novo de Getúlio Vargas, quatro pescadores foram protagonistas de uma autêntica epopeia: Jacaré, Jerônimo, Manoel Preto e Tatá saíram do Ceará rumo ao Rio de Janeiro, em uma jangada! Inacreditável, mas verdadeiro. Sua meta era reivindicar direitos que entendiam possuir e que poderiam melhorar as suas vidas e a de centenas de milhares de outros pescadores. O feito ganhou a atenção da imprensa e das autoridades políticas e teve o reconhecimento por meio de um decreto presidencial incorporando os pescadores ao Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Marítimos, que assegurava benefícios sociais para a categoria. Os jangadeiros viraram notícia de jornal, de rádio e, inclusive, filme do americano Orson Welles. Uma história incrível, com elementos de tragédia que surpreendem qualquer um.

Categories:

0 Responses

Postar um comentário

Subscribe to My Blog

Subscribe Here

Visitates online

Você é o visitante Nº.:

Visitantes de outros países

free counters