• Prof. Carlos Augusto Pereira dos Santos Possui Graduação em ESTUDOS SOCIAIS pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (1990), Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000) e Doutorado em História Do Norte e Nordeste do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2008). Atualmente é Professor da UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU - UVA. Leciona as disciplinas de Historiografia Brasileira e História do Brasil I e II. É tutor do Programa de Educação Tutorial - PET HISTÓRIA/UVA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: militancia comunista, ditadura, cotidiano, cultura e trabalhadores urbanos. conheça o grupo de pesquisa Cidade, Trabalho e Poder. Clique Aqui
Posted by Camocim Pote de Histórias 0 comentários

Dentre os livros que li para fundamentação teórica dos nossos objetos de pesquisa, sem dúvida, "Formação da Classe Operária Inglesa" (3.vols) de Edward Palmer Thompson foi o mais significativo e, creio que para muita gente, que escolheu a história social como marco teórico. Pois é, o livro seminal de Thomposn completou 50 anos. Desta forma recebi e repasso um convite recebido da Fundação Getúlio Vargas - FGV para uma mesa redonda que marcará a efeméride:




Descrição: Evento do CPDOC
CONVITE PARA MESA REDONDA

Descrição: http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/informativos/08042013.jpg
Há 50 anos era publicado o livro A Formação da Classe Operária Inglesa, do historiador britânico E.P. Thompson. Uma das mais importantes obras do século XX, A Formação vem, desde então, influenciando e inspirando diferentes gerações de historiadores e cientistas sociais. Para celebrar a data e refletir sobre o impacto da obra-prima de Thompson no Brasil, o Laboratório de Estudos dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEMT) do CPDOC/FGV convida para a mesa-redonda: "50 anos de A Formação da Classe Operária Inglesa: E.P. Thompson e as Ciências Sociais no Brasil" que ocorrerá no dia 8 de abril (segunda-feira) no Auditório 1333 a partir das 14h30. A mesa será mediada por Paulo Fontes (CPDOC/FGV) e contará com a participação dos seguintes debatedores: Alexandre Fortes (UFRRJ), José Ricardo Ramalho (UFRJ) e José Sérgio Leite Lopes (Museu Nacional/UFRJ).
50 anos de A Formação da Classe Operária Inglesa:
E.P. Thompson e as Ciências Sociais no Brasil
 
Mesa-redonda 

Data: 8 de abril de 2013, segunda-feira, a partir das 14h30
Local: Fundação Getulio Vargas, auditório 1333, 13º andar 
Praia de Botafogo 190, Rio de Janeiro
A entrada é gratuita e não é preciso fazer reserva. A FGV não permite o acesso de pessoas com shorts ou bermudas nem com sandálias tipo havaiana.
CPDOC/FGV

Praia de Botafogo, 190, 14° Andar - Botafogo • Rio de Janeiro • 22253-900 • 
Tel.:(21) 3799.5676 • Fax: (21) 3799.5679 • e-mail: faleconosco.cpdoc@fgv.br  
Internet: http://www.fgv.br/cpdoc • Facebook: http://www.facebook.com/cpdoc.fgv  
Twitter: http://www.twitter.com/cpdocfgv

Para maiores informações sobre o Laboratório de Estudos dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEMT/CPDOC) ver http://cpdoc.fgv.br/laboratorios/lemt
 

Categories:

0 Responses

Postar um comentário

Subscribe to My Blog

Subscribe Here

Visitates online

Você é o visitante Nº.:

Visitantes de outros países

free counters